Você Sabia que os Desafios que os Casais Enfrentam Mudam ao Longo do Tempo?

Imagine estes casais: 

  • Maria, de 27 anos, recém-casada com Mateus, de 29 anos. 
  • Lorena, de 63 anos, que possui uma relação de compromisso de 25 anos com Leonardo, de 60 anos. Lorena já foi casada anteriormente. 

Você imagina que esses casais enfrentam os mesmos desafios? 

Provavelmente, os principais desafios de cada um deles serão diferentes. Da mesma forma, se pensarmos nos desafios que esses mesmos casais vão enfrentar daqui a 15 anos, também é provável que sejam distintos dos atuais. Isso porque cada fase da vida apresenta desafios diferentes, que exigem recursos específicos. Além disso, espera-se que ao longo do tempo, os casais acumulem recursos (por exemplo, algo que era muito desafiador há 10 anos atrás deixa de parecer tão complexo de lidar hoje). Na Psicologia, essas diferentes fases compõem o “Ciclo Vital do Casal”. 

O ciclo vital é um conceito fundamental, que aborda o desenvolvimento, neste caso do casal, ao longo do tempo. E, embora cada casal enfrente desafios singulares, pesquisas têm mostrado que existem tarefas e desafios semelhantes em cada fase. Esse conhecimento é muito útil, pois, com ele, podemos melhor auxiliar os casais que enfrentam esses desafios típicos. Além disso, é comum que os casais sintam um pouco de alívio ao descobrir que seus problemas são compartilhados por outros casais também. 

Uma pesquisa brasileira, na qual eu contribuí ao longo dos meus estudos de Mestrado, descreveu o desenvolvimento do casal ao longo de quatro fases. São elas: 1) Formação do Casal; 2) Expansão da Base; 3) Preparação e Afirmação; 4) Anos Tardios. Essas fases podem ser resumidas da seguinte forma:  

Fases do Ciclo Vital do Casal

Formação do Casal: O Início da Vida a Dois

Tarefas: Nessa fase inicial, o casal está construindo sua relação, ajustando a forma como se relacionam e se organizam, e definindo limites claros com suas famílias de origem para preservar a intimidade do casal. É um período crucial para a construção da confiança, de comprometimento e conexão emocional. 

Desafios: Embora esse seja um período romantizado, associado à lua de mel (em filmes, livros e pela sociedade em geral), é considerado, na verdade, um dos mais desafiadores do ciclo vital, devido aos diversos ajustes e adaptações que um parceiro deve fazer com o outro. Para esses casais, pode ser muito saudável realizar terapia de forma preventiva para auxiliar o casal a realizar esses ajustes. 

Expansão da Base: Sobre a Chegada dos Filhos e/ou Ampliação de Novos Horizontes

Tarefas: Conforme o relacionamento avança, o casal passa a expandir sua base , o que pode incluir mudanças, como a chegada dos filhos. Para aqueles que decidem ter filhos, é preciso se adaptar, ajustar às novas responsabilidades como pais e equilibrar os papeis. Além disso, é comum enfrentar outros desafios que também envolvem uma ampliação, como, por exemplo, investir na carreira profissional, assumindo novos desafios e responsabilidades, muitas vezes, acompanhados de pressões ou estresses.

Desafios: Casais com filhos pequenos frequentemente iniciam a terapia para lidar com os desafios de gerenciar múltiplas tarefas: as pessoais, as da relação amorosa e as parentais – voltadas ao cuidado e educação dos filhos. Esse acúmulo de papeis e tarefas pode ser exaustivo, ainda mais, tratando-se de funções, muitas vezes, experienciadas pela primeira vez.

Preparação e Afirmação: Consolidação da Relação

Tarefas: Nessa fase ocorre a consolidação do vínculo entre o casal e das tarefas parentais. Os casais valorizam aspectos que expressam essa consolidação, como a parceria, apoio mútuo, comunicação e afetividade. 

Desafios: Em terapia, é comum a vinda de casais nesta fase em busca de uma reconexão emocional e lapidação dos laços conjugais. É frequente que os casais sofram um grande acúmulo de tarefas, pois ainda se encontram, muitas vezes, ativos no mercado de trabalho, devem gerenciar os aspectos individuais (saúde, hobbies, amigos) e da relação amorosa, além de às vezes, cuidar da geração mais velha da família. Outro aspecto comum é a saída dos filhos de casa, que pode gerar a sensação de ninho vazio. Diante de tantos eventos e demandas, a relação amorosa pode ficar de escanteio, sendo importante voltar o foco para ela.  

Anos Tardios: Envelhecimento Juntos

Tarefas: Nessa fase, o foco é manter o apoio um ao outro e se preparar para os desafios do envelhecimento. É um momento para relembrar as conquistas, enfrentar perdas (aposentadoria, falecimentos de pessoas queridas, entre outros) com compaixão e resiliência.

Desafios: Os casais, comumente, têm mais tempo para olhar e investir na relação amorosa. Após darem conta das variadas tarefas das etapas anteriores juntos, pode ser estranho se verem a sós novamente. Esse pode ser um momento especial para revisitar a relação, aumentando os aspectos que consideram positivos e modificando aqueles que não fazem mais sentido.

Considerações Finais Importantes:

Explorar o ciclo vital do casal oferece insights valiosos sobre os estágios e desafios do relacionamento conjugal, permitindo intervenções mais eficazes e centradas nas demandas do casal. Embora esses estágios ajudem a entender o relacionamento, é crucial considerar os diferentes contextos que influenciam cada casal. Fatores culturais, sociais e históricos desempenham um papel importante. Portanto, esses aspectos são considerados, de forma sensível, para auxiliar os casais de forma eficaz em terapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima